quinta-feira, 5 de abril de 2012

ESPÍRITO ESPORTIVO

espírito esportivo - o bom comportamento/atitude dos jogadores em uma partida; justiça, determinação, saber ganhar e perder.



Era nosso jogo de futebol do campeonato, e eu estava chata como sempre, gritando com as adversárias e companheiras de time, sem me preocupar em quem eu cometia falta, quem eu chutava ou empurrava. Só pensava em vencer, mais nada. A garota na minha posição no time adversário era habilidosa, e a aparência de intenso prazer em seu rosto enquanto jogava só piorava meu comportamento. Eu não poupava nada, usava todos os truques sujos que conhecia e distribuía insultos. Ela não reagia ao meu comportamento negativo, mas continuava a jogar agressivamente.
Nos minutos finais da partida, outra jogadora chocou-se comigo no ângulo errado e ouvi um som horrível quando meu joelho cedeu. Tentei continuar correndo, mas caí ao chão com uma dor incrível. Minha adversária não hesitou: preocupada, ajoelhou-se, segurou minha mão e ficou dizendo palavras de incentivo até os técnicos me tirarem do gramado.
De alguma forma, percebi que ela não se arrependeu de me ajudar, ainda que nosso time tivesse vencido. Porque ela estava jogando pelos motivos certos, ensinou-me uma lição que mudou minha vida: o significado do espírito esportivo. Eu não merecia sua bondade naquele dia, mas tento retribui-la agora ao manter o verdadeiro espírito esportivo no campo de futebol e em todos os outros aspectos da vida. Sou grata àquela lesão e ao exemplo de uma desconhecida extraordinária. Na verdade, o que importa não é vencer, mas sim como disputar o jogo.


Uma comunidade é igual a um navio; todos devem estar preparados para assumir o comando.

Henrik Ibsen

Um comentário:

  1. Confira os jogos da 1ª rodada do Campeonato Municipal de Menores 2012




    MENORES – 2012
    1ª RODADA – 15/04/2012

    DEDÉ MUNIZ
    8:00 HS –SUB 9 – LEGIONARIO 2X1 JUVENTUS
    9:00 HS – SUB 10 – LEGIONARIO 3X 1JUVENTUS
    10:00 HS – SUB 11 – LEGIONARIO 1X0 JUVENTUS

    LAZARO TAFFURI
    8:00 HS – SUB 10 – SETE PONTES 0X3 FERROVIARIOS
    9:00 HS – SUB 12 – LEGIONARIO 4X1 SÃO LOURENÇO
    10:00 HS – SUB 12 – JUVENTUS 1X1 STA LUZIA

    DIRCEU ERCOLINE
    8:00 HS – SUB 13 – J. DOMINGUES 3X2 JUVENTUS
    9:00 HS – SUB 13 – LEGIONARIO8 X0 STA LUZIA

    OLIMPIO RODRIGUES
    8:00 HS – SUB 9 – FERROVIARIA 0X7 SETE PONTES
    9:00 HS – SUB 12 – FERROVIARIOS 1X0 FLÔR DO PARQUE

    MARIO GUILHERME
    9:00 HS – SUB 10 – SÃO LOURENÇO 4X2 VILA APARECIDA
    10:00 HS – SUB 12 – PENHA X (W.O)UNIDOS

    PEDRO DE ALCANTARA MARQUES
    8:00 HS – SUB 10 – NACIONAL 0X3 FLÔR DO PARQUE
    9:00 HS – SUB 11 – BACCI 0X13 NACIONAL

    RAUL MONTEIRO
    8:00 HS – SUB 11 – VILA APARECIDA X (W.O)UNIDOS
    9:00 HS – SUB 13 – VILA APARECIDA 0X 11 SÃO LOURENÇO

    ANTONIO PEREIRA DE ANDRADE
    8:00 HS – SUB 11 – FLÔR DO PARQUE 2X4 FERROVIARIOS
    9:00 HS – SUB 13 – FLÔR DO PARQUE 18X0 PENHA

    ResponderExcluir